domingo, 24 de maio de 2009

curiosidades

Curiosidades
Para se fabricar uma tonelada de vidro, consome-se 1,2 toneladas de areia, calcário e feldspato.
Os Vidros coloridos que embelezam e diferenciam ambientes, são produzidos acrescentando-se à sua composição corantes como o Selénio (Se) e Óxido de Ferro (Fe203), para atingir as diferentes cores como: Verde, Bronze, Azul.
A energia economizada com a reciclagem de uma única garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 W durante quatro horas.
O vidro é uma substância inorgânica, homogénea e amorfa, obtida através do arrefecimento de uma massa à base de sílica em fusão.
O pára-brisas é um item de segurança responsável por mais de 30% da resistência estrutural do veículo
A resistência do vidro a compressão é muito elevada, calcula-se 1000N/mm² (=1000 Mpa), o que significa que para quebrar um cubo de vidro de 1 cm, será necessária uma carga de aproximadamente 10 toneladas.
Tempo de decomposição de alguns materiais:
- Sacos e copos de plástico: 200 a 450 anos.
- Um vidro poderá demorar 4000 anos ou então nunca se chegar a decompor!!!
O vidro não é um material combustível e funde apenas a 1200ºC transformando-se em cinzas. O seu elevado efeito abrasivo pode causar problemas nos fornos e equipamentos de transporte.
Cientistas italianos descobriram que o dióxido de carbono (CO2) pode gerar vidro. Submetido a pressões extremamente altas de até um milhão de atmosferas, os cientistas descobriram que as moléculas de dióxido de carbono formam um sólido cristalino vítreo.

Sem comentários: