segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Japanese Crystal Ball Performer (Contact Juggling)

Glass Harmonica

Descrição
A harmónica de vidro é um instrumento musical, mais precisamente um idiofone friccionado.

A harmónica de vidro é constituída por um conjunto de taças de vidro semi-esféricas, de vários tamanhos, parcialmente inseridas uma dentro da outra por ordem de tamanho, de modo a fazer uma escala diatónica. Essas taças estão montadas num eixo que atravessa o centro dessas mesmas taças, e encontram-se semi-imersas num recipiente com água. Um sitema de pedal aciona o eixo de modo a que as taças girem no eixo. O instrumento é tocado friccionando os dedos em cada uma das taças humedecidas, uma para cada nota.

O desenvolvimento da harmónica de vidro deveu-se sobretudo ao trabalho de Benjamin Franklin em 1761. A ideia surgiu a partir do copofone, que é um conjunto de copos de cristal que é tocado friccionando os bordos com os dedos ligeiramente humedecidos.



domingo, 19 de setembro de 2010

ponte de vidro

Ponte de vidro sobre o Rio Colorado, a mais de mil metros de altura

A construção da Glass Bridge de Skywalk começou em março de 2004 . A ponte ficará suspensa a 1219 metros acima do rio Colorado, ao extremo do Grand Canyon.

Em maio de 2005, o último teste foi realizado na estrutura, registrando dados 400% superiores aos esperados e necessário. Para se ter idéia, a ponte pode comportar o peso de 71 aviões Boeing 747 totalmente carregado (cerca de 30 mil toneladas).

A ponte será capaz de suportar ventos com mais de 160km/h, de 8 direções diferentes, assim como terremotos de até 8 pontos. Foram necessárias mais de 400 toneladas de aço para a construção da Grand Canyon Skywalk.

Amazing Japanese Fake Pool

Vidro cria efeito curioso em piscina no japão

Esta é uma piscina falsa no Japão. As pessoas entram por baixo dela e caminham normalmente como se não estivessem submersos. Isso é possível devido a um espelho d’água formado em uma chapa de vidro. Estranho,mas bastante curioso.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Stella de "Passione" com pingente de Paulo Vergueiro


Sim, a própria Maitê Proença, no meio da movimentada briga do capítulo de ontem da novela "Passione" estava usando um cordão com um pingente nosso.


O belíssimo vestido azul serviu de perfeito "backgound" para o tom verde-mar do pingente.

A cena foi tensa mas o detalhe não passou despercebido. E hoje tem mais.

sábado, 11 de setembro de 2010

Luminária estribo


Neste mês estamos presentes no ambiente de Carlos Motta na Casa Cor Rio: a "Chapelaria" conta com uma luminária nossa, bem no clima temático do espaço. E aí lembrei destas outras luminárias, expostas atualmente na Mostra Artefacto Rio, também no espaço de Motta: trata-se de dois complementos em vidro azul para estribos de cavalos que formaram duas arandelas pendentes que ladeiam a cama do ambiente. Foram publicadas no informativo de junho deste ano.

Se você ainda não o assina, clique aqui e cadastre-se na página "Contato" para recebê-lo.

domingo, 5 de setembro de 2010